> PERFIL ATLÉTICO
Sinalização

O FITescola® foi concebido para educar e avaliar os jovens para a aptidão física relacionada com a saúde, através de uma bateria de testes físicos que tem em conta três componentes da aptidão física, consideradas importantes pela sua estreita relação com a saúde em geral e com o bom funcionamento do organismo. As três componentes são: a aptidão aeróbia, a composição corporal e a aptidão neuromuscular (força muscular, resistência, velocidade, agilidade e flexibilidade).

A consciencialização de um diagnóstico ajustado ao género e à idade, promovendo a valorização da obtenção de níveis de “Zona Saudável”, bem como de patamares mais elevados de aptidão física (Perfil Atlético), leva os alunos a adotar comportamentos que promovem a saúde e o bem-estar, designadamente nos hábitos quotidianos, na alimentação e na prática de exercício físico. O Perfil Atlético apresenta-se por isso como um desafio para todos os intervenientes no contexto letivo da disciplina de Educação Física, fomentando a melhoria constante dos níveis atingidos nas diferentes áreas em avaliação, promovendo-se deste modo, um ambiente mobilizador para a prática da atividade física e desportiva.

A sinalização e encaminhamento dos alunos que apresentam níveis mais elevados nos diferentes protocolos FITescola® permitirá identificar o eventual potencial associado às capacidades em avaliação. A disponibilização desta informação aos encarregados de educação, pode ser vital para uma orientação desportiva devidamente enquadrada.

Assim, o FITescola®, através deste modelo de identificação e encaminhamento, pretende dar o seu contributo para a melhoria da prática desportiva (Escolar e Federada) da população estudantil portuguesa, potenciando o Sistema Desportivo Nacional.

Armazena.png

FITescola® Potencial

Assente na identificação de um perfil elevado (Perfil Atlético), em todas as áreas de avaliação do FITescola® - Aptidão Aeróbia e Aptidão Neuromuscular (Força, Flexibilidade, Velocidade e Agilidade), os alunos que evidenciam valores superiores ao patamar estipulado, são automaticamente sinalizados. Este diagnóstico permitirá a identificação de um aluno que apresenta características singulares. A ratificação do caminho desportivo que está a ser escolhido, pode ser uma mais valia para o sucesso individual do aluno.

potencial.png

FITescola® Desportivo

Valorizando uma prática desportiva formal, o FITescola® pretende, a partir da identificação de uma combinação de resultados nos testes de avaliação da aptidão física, sinalizar e orientar todos aqueles alunos, que tendo ou não uma prática desportiva formal, apresentam valores similares aos alunos que praticam. A sua sinalização será uma mais valia para o aumento do número de praticantes, possibilitando desde logo uma orientação em função das caraterísticas individuais apresentadas.

perfil_potencial.png

paramPerfilRapazes.png