Página Inicial > TESTES > Velocidade 20 m / 40 m

Velocidade 20 m / 40 m

A velocidade de deslocamento é a capacidade máxima de um indivíduo se deslocar de um ponto para outro. A prova consiste em realizar uma corrida de 40 m ou 20 m, no menor tempo possível. Este teste tem como objetivo mensurar a capacidade de aceleração e a velocidade dos alunos.

A velocidade é uma componente da aptidão neuromuscular considerada e utilizada como indicador da saúde do tecido ósseo. Adicionalmente, e de uma forma mais geral, a velocidade relaciona-se inversamente com fatores de risco de doenças cardiometabólicas.

Recinto exterior ou interior com espaço suficiente para um percurso de 20 m ou 40 m e uma distância de segurança (desaceleração), cones, apito e cronómetro.

1 - Realizar uma ativação geral com a duração suficiente de forma a evitar lesões e aumentar a predisposição biológica para o teste.

2 - Usar cones sinalizadores para identificar o percurso da prova e a zona de desaceleração.

3 - O professor é responsável pelo início e fim da prova.

4 - O professor deverá estar colocado na linha final para cronometrar o tempo.

5 - Organizar os alunos de forma a facilitar a avaliação.

6 - Após identificar os grupos explique os procedimentos do teste:

A) O aluno deve posicionar-se atrás da linha que assinala o ponto de partida, assumindo uma posição de partida de pé e sem qualquer esponja na mão;

B) A cronometragem é manual após um sinal auditivo e/ou visual;

C) O cronómetro é acionado no momento em que é dado o sinal de partida;

D) Os alunos não devem diminuir a velocidade na aproxi­mação à linha final;

E) O cronómetro é parado logo que o peito do aluno ultra­passe a linha de chegada;

F) No final do teste, os alunos devem realizar o retorno à calma numa área selecionada pelo professor.

7 - Devem ser efetuadas 2 tentativas por aluno. O valor regis­tado é o melhor resultado das duas avaliações em centési­mos (por exemplo, 8,45 s).